quarta-feira, 22 de maio de 2024

Tradução do poema de Raymond Carver

 Sabem lá o que o é amor (um serão com Charles Bukowski)


Vocês não sabem o que o amor é disse Bukowski
Eu tenho 51 anos olhem para mim
estou apaixonado por esta miúda
Estou apanhado mas ela também
por isso está tudo bem meu é assim que deve ser
Entro-lhes no sangue e elas já não se livram de mim
Elas tentam de tudo para se afastar de mim
mas acabam sempre por voltar
Elas voltam sempre para mim exceto
a que eu espanquei
Chorei por ela
mas eu chorava facilmente nessa altura
Não me deixem pegar nas bebidas pesadas
Eu torno-me cruel
Podia sentar-me aqui e beber cerveja
com vocês a noite toda, seus hippies
Podia beber dez litros desta cerveja
e nada é como água
Mas deixem-me consumir as cenas pesadas
e eu vou começar a atirar pessoas pela janela
Atiro qualquer pessoa pela janela
Já o fiz
Mas vocês não sabem o que é o amor
Vocês não sabem porque nunca
estiveram apaixonados é simples
Eu tenho esta miúda sabes é linda
Ela chama-me Bukowski
Bukowski diz ela numa voz pequenina
E eu digo O que foi
Mas vocês não sabem o que é o amor
Estou a dizer-vos o que é
mas não me estão a ouvir
Não há ninguém nesta sala que
reconheceria o amor se ele aparecesse
e vos chutasse o cu
Eu costumava pensar que leituras de poesia eram uma escapatória
Olhem eu tenho 51 anos e já andei por aí
eu sei que são um escape
Mas eu disse a mim mesmo Bukowski
passar fome é uma escapatória ainda pior
Por isso aí estás tu e nada é como devia ser
Aquele gajo como é que se chama Galway Kinnell
Vi a foto dele numa revista
Ele tem uma cara jeitosa
mas é professor
Jesus conseguem imaginar
Mas vocês também são professores
e cá estou eu a insultar-vos
Não eu não ouvi falar dele
nem dele
Eles são todos térmitas
Talvez seja ego eu já não leio muito
mas estas pessoas que constroem
reputações em cinco ou seis livros
Térmitas
Bukowski diz ela
Porque é que ouves música clássica o dia todo




Tradução por Maria Fonseca

Sem comentários:

Enviar um comentário

Notas finais

 Meus caros, aqui estão as notas que encontrei após tentar ser o mais justo que posso. Qualquer queixa, agradeço que a façam até terça às 13...