segunda-feira, 27 de novembro de 2023

Desculpa aí qualquer coisinha Cervantes

Por ter lido o encantador conto O licenciado vidraça de Miguel Cervantes, que faz parte das Novelas Exemplares, julguei erradamente que iria encontrar matéria do meu interesse no primeiro capítulo do livro de Milan Kundera, A arte do romance (1987). Rapidamente percebi que a complexidade da escrita de Kundera não era compatível com a minha pouca experiência de contacto com a obra de Cervantes. 

Depois percebi que possivelmente se compreenderá melhor este ensaio teórico de Milan Kundera quanto mais se ler acerca deste autor, e acima de tudo ler e dedicar tempo às suas obras literárias. Ainda assim não permiti que o desânimo se apoderasse de mim, e a esperança de encontrar o artigo ideal (e compreensível para mim) não se extinguiu por aqui.

E eis que um dos outros capítulos salta à vista: "Sessenta e sete palavras" (situado na sexta parte, da página 141 à 176). Ora aí está o género de título que me levaria a comprar se se tratasse de um livro, porque encerra em si uma espécie de enigma. Todas essas palavras dizem respeito a um dicionário pessoal criado pelo autor, com alguns dos conceitos/temas que estão presentes nos seus romances. Encarei como um bom ponto de partida para uma iniciante que nunca leu textos de Milan Kundera. 

Este capítulo revelou-se muito mais do que estava à espera, porque aparenta não só dialogar com campos temáticos dos trabalhos literários do autor, mas também com a globalidade das problemáticas da vida e da morte que dizem respeito a todos nós (sendo esses leitores ou não de Kundera). 

De todas as entradas, são dez aquelas a que aconselho uma passagem. Uma passagem prolongada de preferência, para melhor se interiorizar as ideias e assim permitir o desenvolvimento do pensamento, algo raro nos dias que correm porque o tempo urge e o stress vai ganhando espaço, criando a ilusão de que temos ainda menos tempo do que aquele de que já dispomos por dia para pensar.

São estas: Um pequeno texto introdutório (imperdível!); Caracteres; Cómico; Entrevista; Inexperiência; Ironia; Repetições (voltarei a esta mais tarde); Rewriting; Ritmo; Riso; e por fim, Velhice.


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