domingo, 18 de fevereiro de 2024

Marta Ferreira (1ª masterclass)

Nasceu no dia do Amor e cresceu a acreditar em contos de fadas. Aos 14 anos, leu um livro sobre uma jovem editora e nunca mais se imaginou a fazer outra coisa. Licenciou-se em Línguas e Literaturas Europeias e tirou o Mestrado em Edição de Texto.

Entre 2013, tornou-se um animal editorial (mais concretamente um polvo), assumindo funções de assistente e, de 2021 a 2023, coordenadora editorial e de produção, no Pato Lógico, uma editora independente de livros ilustrados e ateliê de design. Foi também responsável pela gestão da distribuição, divulgação e serviço educativo da editora, tratando ainda de toda a burocracia, contabilidade e gestão financeira. (Daí o polvo.)
Pelo caminho, foi voluntária na Feira do Livro de Lisboa, livreira na livraria pop-up da Orfeu Negro e especializou-se em revisão de texto, gestão de projetos editoriais, escrita e ilustração para a infância, gestão de redes sociais, contabilidade e financiamento de projetos culturais. (Se já estão cansados, imaginem ela.)
Desde 2020, presta serviços de consultoria editorial, leitura crítica, edição e revisão de texto, gestão de redes sociais e agenciamento, trabalhando com dezenas de autores e projetos editoriais. Promove na democratização do conhecimento, procurando levantar o véu do mercado editorial na sua página de Instagram, e defende uma reflexão de base ética quanto à forma como o negócio dos livros tem evoluído, numa perspectiva que tem tanto de idealista como de céptica, sempre com sentido de humor (porque se não rir, é provável que chore).

And now for something completely different...

[Imagens tiradas sem autorização de uma publicação no Instagram:]













Sem comentários:

Enviar um comentário

Até sempre

 Terminado este ano, muito obrigada pelas partilhas, Rui Zink. Muita sorte a todos os que ainda vão entrar no mercado de trabalho.  Façam mu...