sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Apresentação do livro "Revolução" de Hugo Gonçalves

 

    Este lançamento teve lugar dia 4 de novembro, na antiga livraria Barata, agora conhecida como Fnac da Avenida de Roma. Iniciou-se às 17h como programado. O lançamento começou com uma introdução da editora, Clara Capitão, que referiu alguns dos temas chave do livro, falando igualmente sobre a sua experiência editorial com a obra. Passou seguidamente a palavra ao jornalista Fernando Alves que leu um texto relativo à obra apresentada. É relevante apontar que foi convidado Fernando Alves devido a ser alguém que viveu o 25 de abril e por ser um apreciador das obras anteriores de Hugo Gonçalves – foi assim uma figura que tanto o autor como a editora queriam que estivesse presente para falar sobre o romance. Depois da leitura bem humorada do jornalista, o autor comenta e esclarece alguns dos pontos mencionados. De seguida, começou uma conversa entre Hugo Gonçalves e Fernando Alves, moderada pela editora. No final, os presentes foram convidados a colocar perguntas ou observações, havendo várias intervenções.


Com a duração de uma hora e trinta minutos, esta apresentação teve uma boa adesão por parte dos leitores, estando presentes cerca de quarenta pessoas. O público era maioritariamente de meia-idade, com algumas (poucas) exceções. Para além dos leitores, entre eles alguns bookstragrammers, estavam também presentes figuras do meio editorial, tais como a anterior editora de Hugo Gonçalves, Maria do Rosário Pedreira, e a crítica literária e autora Helena Vasconcelos. Apesar disso, não estiveram presentes nem jornalistas nem canais televisivos, algo talvez explicado pelo facto do autor não ser uma figura pública. Contudo, é relevante salientar que, normalmente, os lançamentos de livros raramente são noticiados.

Não houve beberete nem música, sendo assim uma apresentação mais tradicional – algo evidente pelo facto de ter sido realizada numa livraria, o que implica pouco investimento por parte da editora, visto que o espaço está preparado para receber os autores e aqueles que estiverem com ele para apresentar a obra. A divulgação foi principalmente feita nas redes sociais, onde o evento foi promovido pelo autor e pela sua editora, Penguin Random House. Para acompanhar o lançamento estava também presente a responsável pela comunicação e marketing.


No geral, foi um lançamento bem organizado e muito interessante, com uma conversa que gerou curiosidade, como se verificou por todos os que ficaram para trocar algumas palavras com o autor. Para quem quiser conhecer o texto lido por Fernando Alves, o mesmo encontra-se disponível em: A Revolução está na rua! - Penguin Livros




Mafalda Fontinha



Sem comentários:

Enviar um comentário

Até sempre

 Terminado este ano, muito obrigada pelas partilhas, Rui Zink. Muita sorte a todos os que ainda vão entrar no mercado de trabalho.  Façam mu...