2. A natureza da edição
2.3. Uma atividade comercial ou cultural?
Editar é tanto uma atividade comercial como uma cultural. Na verdade, reside na interseção entre ambas. Podemos dizer que, essencialmente, a natureza da edição é profundamente cultural, dado que envolve a preservação, a transmissão e a promoção do conhecimento – independentemente do tipo de texto em questão.
Contudo, esta atividade é, também, comercial, dado que as editoras são empresas cujo objetivo principal é vender o produto, i. e., obter lucro. A decisão de publicar um livro passa, muitas vezes, pela avaliação do seu potencial de mercado e de rentabilização.
Em última análise, a edição é uma atividade híbrida que beneficia não só da paixão pelo conteúdo cultural, mas também da eficiência comercial. Por outras palavras, a edição é uma tarefa multifacetada e complexa, que encontra o seu equilíbrio entre estas duas esferas: a paixão pela cultura aliada a planeamento estratégico e a avaliação de custos, de prazos, e da procura do mercado. É através do lucro que a editora obtém que pode singrar, continuando, portanto, a ser capaz de disseminar cultura.
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