segunda-feira, 29 de abril de 2024

Aula 10 (24/10): Da perfeição

 nem reparei que esta quarta é feriado. Tanto melhor, descansam. E assim terão tempo para ler os textos de apoio. 

Gostava que: 

a) relessem/revissem os trabalhos que fizeram. É chato, mas é assim que se trabalha, não ficando contente à primeira. Essa aliás a minha maior crítica, sobretudo aos editores: alguns não fizeram o seu trabalho, por conseguinte não ajudaram os colegas. Para mim, tal desleixo é falta de generosidade. Mesmo que não seja com intenção, o resultado é esse, como o do condutor que atropela alguém e diz «Desculpe, não vi». 

b) identificassem os pontos obscuros que gostariam de ver esclarecidos. Assim, posso fazer um tutorial dirigido a cada um. 

O que é a perfeição? É o melhor que consigo nas circunstâncias espaço-tempo que me foram dadas. 

O que tenho contra a escrita barroquizante? Nada, adoro García Marquez, Saramago, Lobo Antunes. Convém é, como diz Mário de Carvalho, não confundir a prima do mestre de obras com a obra-prima do mestre. Com textos simples, económicos e rigorosos podemos aprender em conjunto mais. Se depois quisermos complicar e musicar, maravilha. 

Cada género tem as suas regras. Mesmo quando são quebradas. Sttau Monteiro (as redações da Guidinha), Miguel Esteves Cardoso e outros podem quebrar as regras do género crónica, porque as dominam. Para subverter é preciso entender. 

Picasso aos 15 anos, 1896
Picasso aos 26 anos, 1907

Picasso aos 90 anos, 1971

Com quem está o texto a falar? Há sempre um leitor modelo, alguém que o autor imagina ser o seu interlocutor ideal e que o texto potencia. Desde logo, pela escolha da língua. Por vezes, até é mais fácil ver quem o texto exclui. Se eu ponho letra pequena estou a excluir quem tem mais de 50 anos, se escolho fórmulas complicadérrimas estou a excluir quem tem menos vocabulário. As revistas científicas em áreas especializadas existem porque os interlocutores são poucos e só os que atingiram um nível alto naquela área específica.  

Com quem está a falar este texto? 




Sem comentários:

Enviar um comentário

Até sempre

 Terminado este ano, muito obrigada pelas partilhas, Rui Zink. Muita sorte a todos os que ainda vão entrar no mercado de trabalho.  Façam mu...