terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Um esquema possível (lembrar que cada tarefa aparentemente simples é um mundo)

I. Pré-produção

1.      Original chega à editora

1.1.    via agente

1.2.    editor

1.3.    amigo)

2.      Leitura

2.1.    Prós

2.2.    Contras

2.3.    Cálculo de riscos

3.      Decisão de investir

4.      Verificar se há apoios à edição, à tradução, etc.

4.1.    ou outros parceiros possíveis

4.2.    o que pode influir na tiragem e preço de capa

5.      Reunião decisória

6.      Contacto à contrato

6.1.    negociação dos termos duração/território

6.2.    Departamento jurídico: verificar

6.3.    comarca do diferendo

6.4.    o contrato é o botão nuclear: é bom que exista, mas não é para usar

7.      Apresentação breve do livro a todos os parceiros internos

8.      Delegação, calendarização, cálculo de custos e tiragem, preço provável de capa

9.      Plano de trabalho

9.1.    escolha do formato

9.2.    coleção

9.3.    chancela

9.4.    sinopse a usar, pontos fortes a sublinhar

10.  Pedido de ISBN etc. (pode ser mais à frente, mas não custa pensar já)

11.  Direitos legais de imagens

11.1.                    acesso a banco de imagens

11.2.                    mesmo que grátis, convém pedir, tipo a museus etc.)

12.  Ponderar investimento em publicidade

II. Produção

1.      Tratamento de texto

1.1.    Trabalho de editing com o autor/tradutor

1.2.    Clima de confiança mútua

1.3.    melhorias

1.4.    e sugestões, mesmo as melindrosas

2.      Se for um livro antigo, de direitos públicos

2.1.    OCR

2.2.    Verificar confusões, tipo i = l, 1=l, 0=o, r=v

3.      Design

3.1.    Paginação (tipo de letra, início de capítulos, mancha gráfica)

3.2.    Capa, mono (mínimo duas ou três propostas de capa)

4.      Contracapa, badanas

5.      Tipografia

6.      Primeiras provas impressas

6.1.    Revisão (por todos os implicados, revisor, autor/tradutor e editor, se possível

6.2.    envio da revisão

6.3.    aqui convém já não haver alterações de fundo, se o autor insistir pagará do seu bolso

7.      Segundas provas impressas

7.1.    revisão

7.2.    envio da revisão

8.      Cotejar a última prova

8.1.    pedir sempre para ver

8.2.    mesmo quando digam que está tratado

III. Promoção (Pós-produção, pró-moção)

1.      ISBN, depósito legal

2.      Comunicação e marketing

2.1.    estratégia da campanha

2.2.    táticas da campanha

2.3.    como criar interesse? Como cativar o bem mais escasso do planeta no século XXI, a atenção?   

2.4.    telefonar, telefonar sempre, como dizia Lenine)

2.5.    ponderar booktrailer e outras ações

2.6.    autor disponível para entrevistas (caso esteja vivo)

2.7.    negociar pré-publicação exclusiva

3.      Lista de contactos/mailing list

3.1.    A habitual, que fomos acumulando

3.2.    A nova: a quem pode interessar este produto concreto?

4.      Reunião dura com os comerciais – pontos fortes

5.      Negociar com grandes pontos de venda um potencial interesse no livro

6.      Enviar amostra para parceiros editoriais (dentro e fora, os americanos fazem isso)

7.      Dossiê de imprensa – Media

7.1.   hoje considerando também os novos influencers, instagramers etc.

8.      Dar 10 livros ao autor (o resto terá desconto de 30% e já é um pau – saiba porquê)

9.      Agendar lançamento/contactar parceiros

10.  Vendas

10.1.                    Pré-venda

10.2.                    Site da editora

11.  Armazenar caixotes com exemplares – fazer guias

12.  Enviar livros (digamos, 100) para fazedores de opinião e jornalistas-chave

12.1.                    eventualmente com dedicatória – é uma tarde

12.2.                    potenciais traduções

13.  Distribuir exemplares pelos pontos de venda

14.  Oportunidades

14.1.                    Concursos, prémios, Big Brothers

14.2.                    Escolas, parceiros potenciais, Plano Nacional de Leitura

15.  Ponderar reimpressão – se sim, que tiragem? E mais publicidade?

16.  Conflito: ir para tribunal?

16.1.                    Como? adonde?

16.2.                    «Foge, cão, que te fazem barão!»

«Para onde, se me fazem visconde?»


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