I. Pré-produção
1. Original chega à editora
1.1.
via agente
1.2.
editor
1.3.
amigo)
2. Leitura
2.1.
Prós
2.2.
Contras
2.3.
Cálculo de riscos
3. Decisão de investir
4. Verificar se há apoios à edição, à
tradução, etc.
4.1.
ou outros parceiros possíveis
4.2.
o que pode influir na tiragem e preço de capa
5. Reunião decisória
6. Contacto à contrato
6.1.
negociação dos termos duração/território
6.2.
Departamento jurídico: verificar
6.3.
comarca do diferendo
6.4.
o contrato é o botão nuclear: é bom que exista,
mas não é para usar
7. Apresentação breve do livro a todos
os parceiros internos
8. Delegação, calendarização, cálculo de
custos e tiragem, preço provável de capa
9. Plano de trabalho
9.1.
escolha do formato
9.2.
coleção
9.3.
chancela
9.4.
sinopse a usar, pontos fortes a sublinhar
10. Pedido de ISBN etc. (pode ser mais à
frente, mas não custa pensar já)
11. Direitos legais de imagens
11.1.
acesso a banco de imagens
11.2.
mesmo que grátis, convém pedir, tipo a museus
etc.)
12. Ponderar investimento em publicidade
II. Produção
1. Tratamento de texto
1.1.
Trabalho de editing com o autor/tradutor
1.2.
Clima de confiança mútua
1.3.
melhorias
1.4.
e sugestões, mesmo as melindrosas
2. Se for um livro antigo, de direitos
públicos
2.1.
OCR
2.2.
Verificar confusões, tipo i = l, 1=l, 0=o, r=v
3. Design
3.1.
Paginação (tipo de letra, início de capítulos,
mancha gráfica)
3.2.
Capa, mono (mínimo duas ou três propostas de
capa)
4. Contracapa, badanas
5. Tipografia
6. Primeiras provas impressas
6.1.
Revisão (por todos os implicados, revisor, autor/tradutor
e editor, se possível
6.2.
envio da revisão
6.3.
aqui convém já não haver alterações de fundo, se
o autor insistir pagará do seu bolso
7. Segundas provas impressas
7.1.
revisão
7.2.
envio da revisão
8. Cotejar a última prova
8.1.
pedir sempre para ver
8.2.
mesmo quando digam que está tratado
III. Promoção
(Pós-produção, pró-moção)
1. ISBN, depósito legal
2. Comunicação e marketing
2.1.
estratégia da campanha
2.2.
táticas da campanha
2.3.
como criar interesse? Como cativar o bem mais
escasso do planeta no século XXI, a atenção?
2.4.
telefonar, telefonar sempre, como dizia Lenine)
2.5.
ponderar booktrailer e outras ações
2.6.
autor disponível para entrevistas (caso esteja
vivo)
2.7.
negociar pré-publicação exclusiva
3. Lista de contactos/mailing list
3.1.
A habitual, que fomos acumulando
3.2.
A nova: a quem pode interessar este produto
concreto?
4. Reunião dura com os comerciais –
pontos fortes
5. Negociar com grandes pontos de venda um
potencial interesse no livro
6. Enviar amostra para parceiros
editoriais (dentro e fora, os americanos fazem isso)
7. Dossiê de imprensa – Media
7.1. hoje considerando também os novos
influencers, instagramers etc.
8. Dar 10 livros ao autor (o resto terá
desconto de 30% e já é um pau – saiba porquê)
9. Agendar lançamento/contactar
parceiros
10. Vendas
10.1.
Pré-venda
10.2.
Site da editora
11. Armazenar caixotes com exemplares –
fazer guias
12. Enviar livros (digamos, 100) para
fazedores de opinião e jornalistas-chave
12.1.
eventualmente com dedicatória – é uma tarde
12.2.
potenciais traduções
13. Distribuir exemplares pelos pontos de
venda
14. Oportunidades
14.1.
Concursos, prémios, Big Brothers
14.2.
Escolas, parceiros potenciais, Plano Nacional de
Leitura
15. Ponderar reimpressão – se sim, que
tiragem? E mais publicidade?
16. Conflito: ir para tribunal?
16.1.
Como? adonde?
16.2.
«Foge, cão, que te fazem barão!»
«Para onde, se me fazem visconde?»
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