sexta-feira, 20 de outubro de 2023

3.2 - Marcar a diferença, conhecer o mercado

3. A casa
     3.2. Marcar a diferença, conhecer o mercado


    No mundo editorial, é essencial que o produto que se vende - o livro -, tenha destaque no meio de tantos outros. Para isso, é necessário conhecer o mercado em que se insere: o género literário, o público-alvo, se o tema é relevante ou não no momento, entre outros elementos. No entanto, de modo a marcar a diferença e destacar o produto em questão, também é necessário, por vezes, fugir à norma e aos parâmetros estabelecidos.
    
    Existem inúmeros exemplos de autores que são agora considerados cânones literários, que foram rejeitados por editoras, por não se enquadrarem no setor editorial a que essa pretende pertencer ou por não aparentar vir a dar lucro. Apesar de o conceito de conhecer o mercado ser bastante importante para o mundo editorial e, em especial, para as editoras, por vezes, para existir destaque e marcar a diferença num espaço diverso, é necessário ir contra a informação que se tem como certa, isto é, do que vai vender/trazer lucro. Apenas acreditar no produto e na sua mensagem, como sendo o que baste para que este seja relevante.
    
    Na minha opinião, marcar a diferença no mundo da edição de livros não é algo que se possa manufaturar. Os livros que mais destaque e atenção podem criar, por vezes, são os mais "orgânicos" e para os quais não há grandes expetativas iniciais. É claro que esta ideia de um livro ser orgânico e "vender-se sozinho" é um pouco irreal, devido a toda a publicidade e estratégias de venda que existem para o promover. No entanto, grandes livros, que são considerados como únicos e 'nunca antes feitos', começaram por uma aposta de um editor que acreditou na ideia (ou na pessoa por detrás desta), e não pensou apenas na venda.
    
    Por isso, o papel de uma editora (e todo o trabalho que esta desenvolve) é essencial para o sucesso de um livro, quer este marque a diferença, ou simplesmente venda e se enquadre nos parâmetros do mercado.


Ana Catarina Mogas
20/10/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

Até sempre

 Terminado este ano, muito obrigada pelas partilhas, Rui Zink. Muita sorte a todos os que ainda vão entrar no mercado de trabalho.  Façam mu...